Como fazer citações.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Suponha que você esteja fazendo um trabalho, e necessite do trecho de uma obra pesquisada para comprovar, dar credibilidade a sua afirmação, ou melhor, ao seu trabalho. Neste caso você terá de recorrer à citação. Portanto a citação é um trecho de texto consultado, considerado relevante para a elaboração de um trabalho textual, e que corrobora as ideias do pesquisador.
Veremos aqui a citação direta e a citação indireta.
1 A CITAÇÃO DIRETA
É a transcrição ou cópia, no corpo do trabalho, de um texto, um parágrafo, uma frase ou uma expressão, usando exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor da obra pesquisada.
• Citação até três linhas – deve ser inserida no parágrafo, entre aspas duplas. Há duas maneiras possíveis:
a) Trazemos o autor (apenas o último sobrenome) para o corpo do trabalho, empregando termos como: segundo, de acordo com, afirma, relata, conceitua, descreve etc.; seguido do sobrenome do autor, e, entre parênteses, data da obra consultada, e, seguido de vírgula, o número da página consultada.
Exemplos:
b) Trazemos a citação para o corpo do trabalho e informamos, ao final da citação, entre parênteses, o autor, a data e a página (seguidas de vírgula). Nesse caso, o nome do autor deve estar em CAIXA ALTA. Veja o exemplo:
Observações:
a) Havendo mais de um autor, observam-se os mesmos procedimentos, apenas ressaltando o nome dos autores na ordem em que aparecem na obra consultada e colocando ponto e vírgula entre os nomes.
b) Não precisamos atribuir crédito a informações contidas em enciclopédias, dicionários e informações históricas de conhecimento comum.
• Citação com mais de três linhas – deve ser destacada, pulando-se uma linha (dando-se enter) para iniciar a transcrição da citação, com recuo maior da margem esquerda (4 cm), com tamanho da fonte menor que a utilizada no