Como fazer citações
(NO RODAPÉ)
____________________________________________
Esse material está baseado na Norma ABNT NBR 10520 e ABNT NBR 14724.
Segundo a ABNT (2002), as citações são classificadas em três tipos: Citação
Direta; Citação Indireta e Citação de Citação.
1. CITAÇÃO DIRETA – transcrição textual de parte da obra do autor consultado.
1.1. Citação até Três Linhas pelo Sistema de Nota de Referência - nesse sistema, a fonte da qual foi extraída a citação é indicada em nota no rodapé, no final da página.
A numeração no texto da citação deve ser feita de maneira única e consecutiva para todo o trabalho. Deve ser feita, de preferência, com os números situados um pouco acima da linha de texto (sobrescrito) e ao final da citação. A outra opção é colocar o número entre parênteses (1).
A indicação dos dados, no rodapé, deverá estar situada na margem inferior da página, separadas do texto por um traço contínuo de 5 cm. a partir da margem esquerda. As notas devem ser digitadas dentro das margens do texto, com a mesma fonte, porém em tamanho menor:
Sobre a oração principal, ratificamos as palavras do professor Celso Cunha: "Tal classificação tem o inconveniente de se basear em dois critérios; ou melhor, de fazer predominar o critério semântico sobre o sintático”¹. ou: sintático" (1).
Lá no rodapé:
_________________
¹ CUNHA, Celso. Gramática do Português Contemporâneo, São Paulo, Cultrix, 1970, p. 401.
1
Quando várias notas de rodapé se referem a uma mesma obra e mesmo autor, a partir da segunda nota, deve ser usada a expressão [idem], ou sua abreviação [id.] (= mesmo autor) e [ibidem] (= mesma obra). A expressão [idem] substitui só o autor e não as diferentes obras. Outra maneira de não repetir a referência da obra é usar
[op.cit.], que é abreviação de opus citatum, (= obra citada).
_______________
2 Idem, Ibidem, p. 190.
3 Idem, op. cit., p. 190.
A utilização desse