Direito Solari
DO ESTADO MODERNO aos cuidados de Luigi Firpo
GIOELE SOLARI
Premissa à primeira edição:
Nos anos acadêmicos 1929-1930 e 1930-1931 Gioele Solari ministrou junto ao Instituto Superior de Magistério de Torino um breve curso de lições de história do pensamento político destinado a constituir para os jovens alunos um preambulo histórico-filosófico ao prescrito curso de Instituições de Direito Público e de legislação escolástica, que era entregue ao encargo de um jovem e puro jurista, destinado à mais brilhante carreira.
Por outro lado, a incumbência seria modesta e desincumbida de pronto, mas Solari tinha da escola um alto e severo conceito, que lhe impunha uma dedicação plena, um empenho sem reservas: determinou-se por isso a escrever suas lições, ocasião para uma reelaboração de uma matéria imensurável à qual vinha se dedicando – e continuaria a dedicar-se no futuro – com pesquisas, ensaios, cursos acadêmicos, meditações.
Os primeiros quatro capítulos do presente volume vieram a lume entre Janeiro de 1930 e Maio de 1931 na revista “L’Erma”, que se publicava em Torino no órgão do Instituto Superior de Magistério1; de cada parte da obra não vieram impressas as separatas, mas o tipógrafo conservou os tipos tendo em vista uma futura reimpressão conjunta do curso inteiro. As coisas porém procederam-se de outra forma: afastado daquele modesto cargo por razões políticas, Solari não teve mais estímulo para levar adiante o trabalho e, depois de longo retardamento, autorizou uma tiragem em pouquíssimos exemplares das páginas já divulgadas, com o título: A formação histórica e filosófica do Estado Moderno, Parte I, Lições introdutórias ao curso de direito público, Torino, Edições de “L’Erma”, 1934, (pg. 96). Pequenas adições foram inseridas limitadamente nos sumários à testa dos capítulos e às indicações bibliográficas que os concluem. O fascículo tráz (datado de Novembro de 1933) este breve