Trabalhos
Usar uma impressora não é tão simples quanto parece, principalmente para quem utiliza aplicativos do DOS. Para os que usam Windows, a coisa não é tão complicada. Os problemas podem começar a acontecer quando o usuário adquire uma impressora sofisticada e descobre que seus programas não estão conseguindo utilizar os recursos que o equipamento oferece. Pode então ocorrer que, apesar de a impressora ser colorida, o programa gráfico colorido somente liste figuras em preto e branco.
Para que uma impressora seja capaz de listar textos simples, basta que seja conectada ao computador, mas para fazer com que seus programas explorem todos os recursos da impressora é preciso que seja instalado um software especial chamado de driver de impressão. Na verdade, cada software necessita de um driver de impressão diferente. Algumas impressoras são acompanhadas de um disquete com drivers de impressão próprios para diversos programas. Outras vezes ocorre o contrário, ou seja, o software que está rodando contém diversos drivers para várias impressoras.
Outra situação possível é software e impressora não virem acompanhados do driver necessário para operacionalização. Neste caso, deverá ser usado um driver de uma outra impressora mais parecida com a utilizada, contudo seus recursos não poderão ser explorados pelo usuário.
No Windows este problema tem solução mais simples. Basta que o programa seja capaz de acessar os recursos da impressora e automaticamente todos os seus aplicativos também o farão. Não é preciso ter um driver para cada aplicativo, somente para o Windows.
Entre os disquetes de instalação do Windows existe um número expressivo de drivers. Sem contar que as impressoras atuais são acompanhadas de um disquete com drivers para que possam ser acessadas pelo Windows. Assim, os recursos são totalmente explorados. Se, por exemplo, a impressora for do tipo colorida, todos os programas do Windows que imprimem gráficos, poderão imprimir