Absorção de calor
A energia visível se propaga na forma de luz e é considerada maior. Já a energia menor se propaga na forma de calor, dependendo de sua intensidade.
Essa é, na verdade, a única diferença entre o calor e a luz vista pela Física. Mas a maior diferença entre tais fenômenos é notada pelos nossos olhos, onde a radiação que não vemos é o calor, enquanto a radiação vista é a luz.
Algumas substâncias são, na verdade, transparentes à radiação da luz, mas opacas na transmissão do calor, como estufas de plantas, que recebem a luz do Sol, mas retém o calor em seu interior, permitindo assim seu aquecimento. Tal evento pode ser comparado ao efeito estufa, onde a Terra seria irradiada pela luz do Sol, mas em razão do grande excesso de CO2 na atmosfera, esse calor é bloqueado, causando um aumento na temperatura média do planeta, fato que resulta em graves consequências.
Quando um corpo é aquecido, ele absorve uma parte do calor e reflete a outra. Os corpos que absorvem bem o calor também são os que melhor o emitem, já os que absorvem menos, tendem a emitir menos.
Temos como exemplo as roupas. Em dias de clima mais frio, é recomendado usar roupas mais escuras, pois absorve melhor o calor, além de refleti-lo; e em dias quentes, roupas claras, pois absorvem menos calor.O ciclo básico de refrigeração por absorção opera com dois níveis de pressão, estabelecidos pelas temperaturas de evaporação T_{E} e condensação T_{C}, respectivamente. A Figura 1 mostra um esquema de um ciclo básico de refrigeração por absorção e seus componentes principais. Pela figura se pode observar que o ciclo contém dois circuitos, o circuito da solução e o circuito de refrigerante. As setas indicam o sentido de escoamento do refrigerante e da solução, e também o sentido do fluxo de calor entrando ou saindo do ciclo. No gerador, calor de uma fonte a alta de temperatura é adicionado ao ciclo a