Hábitos alimentares e qualidade de vida
Hábitos alimentares adequados proporcionam ao organismo humano condições para uma vida saudável, acrescentando anos com saúde e disposição para os indivíduos que se propõem a ter uma dieta equilibrada e pautada na moderação. Não existem alimentos proibidos (para a comunidade sadia) ou milagrosos. O segredo está no bom senso.
Nos dias mais frios, é natural ocorrer um aumento de apetite, pois as necessidades energéticas do organismo humano estão mais elevadas, em função da maior produção de calor, para manter o corpo aquecido. É exatamente nessa época que se deve ter mais atenção com os alimentos ingeridos, para que excessos não sejam cometidos.
A alimentação é o combustível para nossa vida, uma vez que nos fornece energias para a realização de nossas tarefas diárias. Se não nos alimentamos não temos força ou disposição para a realização das atividades, além de comprometer seriamente o desempenho das funções vitais no nosso organismo.
Uma alimentação balanceada, contendo equilibradamente frutas, cereais (inclusive integrais), verduras, legumes, carnes e leite, pode contribuir positivamente para a manutenção da saúde.
Entretanto é sempre bom ressaltar que a diversidade dos alimentos é fundamental, pois não existem alimentos completos capazes de fornecer ao organismo toda a gama de nutrientes requeridos para sua manutenção, preservando-lhe a saúde. Então a premissa da boa alimentação está fundamentada, principalmente, na diversificação de alimentos ofertados em quantidades adequadas, o que não significa dizer exagero, pelo contrário, a moderação é imprescindível.
Consuma frutas com vitaminas C Laranjas, tangerinas, acerolas uvas etc. Se possível diversificar entre elas cada dia uma diferente, dois ou mais tipos por dia.
Legumes são a chave para se passar essa época do frio com a saúde em dia, diversifique também pelas cores, necessário uma alimentação com o prato bastante colorido.
Não podemos se esquecer do arroz e