Abril despedaçado
Walter Moreira Salles Júnior, mais conhecido como Walter Salles (Rio de Janeiro, 12 de abril de 1956) é um diretor e produtor de cinema brasileiro. Depois de estudar economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, graduou-se com uma licenciatura em comunicação audiovisual pela Universidade do Sul da Califórnia. Sobre a história ele diz “Li Abril Despedaçado, o romance de Ismail Kadaré, há três anos, durante o lançamento de Central do Brasil. Fiquei profundamente impactado com a força bruta e simbólica daquela história que remetia de alguma forma, a um relato das origens”. Pelo trabalho com Abril Despedaçado, Walter Salles foi escolhido como o melhor diretor no Festival de Cinema de Havana "Abril nos transporta para um outro tempo onde, mesmo no meio da sombra, ainda há um raio de esperança."
(Cláudia Puig - USA Today)
O filme Abril Despedaçado é livremente inspirado no livro homônimo do escritor albanês Ismail Kadaré (Abril Despedaçado), com a direção de Walter Salles, o mesmo é ambientado no sertão brasileiro no início do século XX, mais especificamente em 1910. Em um período de República Velha, o lugar parece ter leis próprias, vivenciando experiências diversificadas do resto do país.
A lógica do filme é baseada na briga entre duas famílias: os Breves e os Ferreira. O filme começa contando a história de Tonho e Pacu, as personagens principais da trama, uma história de certa blusa ao vento. A partir daí, abre-se caminho para enredar o fato central.
É possível relacionar o enredo do filme à discussão de temáticas diversas como: sociedade patriarcal, racionalismo, instituições sociais, luta de classes, linguagens visuais, comportamento humano, entre outros que serão