Abraham Maslow
A preocupação maior dessa teoria encontra-se na motivação do indivíduo. Alcançou expressão por meio dos estudos desenvolvidos pelo psicólogo Abraham H. Maslow.
Segundo Maslow as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influenciação, a qual denominou-se de “escala de necessidades.
Essa hierarquia de necessidade pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidade mais baixas (necessidade fisiológicas) e no topo as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto-realização)
Necessidades fisiológicas: Neste nível estão as necessidades de alimentação, de sono, de repouso, de abrigo, ou desejo sexual.
Necessidades de segurança: São as necessidades de segurança ou de estabilidade, a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga ao perigo.
Necessidades Sociais:
Dentre as necessidades sociais, estão as de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.
Necessidades de estima: maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Envolve a auto apreciação, autoconfiança, a necessidade de provação social e de respeito, de status e de prestígio, e de consideração.
Necessidade de auto-realização: são as necessidades
São as necessidades de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de continuamente autodesenvolver-se. Essa tendência geralmente se expressa através do impulso de a pessoa tornar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser.
Pirâmide das Necessidades de Maslow
As necessidades fisiológicas e as de segurança constituem as necessidades primárias porque se referem à própria sobrevivência do indivíduo. são necessidades secundárias e, portanto, mais ligadas ao comportamento do Indivíduo sob o ponto de vista psicológica e social. São as necessidades que motivam o comportamento, dando-lhe direção e conteúdo.
Necessidade de auto-realização: Auto-realização,