Pedagogia Da Autonomi1

578 palavras 3 páginas
Pedagogia da Autonomia

FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia-Saberes necessários à prática educativa. (São Paulo: Paz e Terra, 1996).
Paulo Reglus Neves Freire, educador e filósofo brasileiro. Nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco. Teve sua formação acadêmica em Direito, mas a partir da década de 40, após casar-se com Elza Maia Costa, passou a ter mais contato com o mundo da educação. É considerado um dos grandes pedagogos da atualidade e respeitado mundialmente, embora suas ideias e práticas tenham sido objeto das mais diversas críticas, é inegável a sua grande contribuição em favor da educação popular. Paulo Freire morreu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997.
A obra de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia trás de forma grandiosa a contribuição unificada de conter informativos que facilitam a compreensão sobre tantas questões voltadas ao meio educacional, como também um grande aliado para as práticas pedagógicas cotidianas. Revela suas curiosidades e inquietações mais profundas, ele propõe ao professor uma mudança de atitude, em virtude de que o educador além de atuar em sala de aula como professor de disciplinas, esse profissional possa conscientizar, orientar e preparar seus alunos para a vida, guiando-os sempre para os caminhos corretos, capazes de fazer desses alunos no futuro, verdadeiros cidadãos com senso crítico, munidos não só de inteligência mas também de valores.
O livro é dividido em três capítulo, intitulados “Não há docência sem discência”, “ensinar não é transferir conhecimento”, “ ensinar é uma especialidade humana”. No primeiro, aborda a necessidade de uma educação voltada para o saber crítico e não passivo, origina se com o fato de o professor não ser apenas aquele que ensina, mas aquele que ensina e aprende também ao ensinar. Desta forma, neste primeiro capítulo, o autor trata sobre vários aspectos do ato de ensinar na prática docente, mostrando que o professor deve ter a consciência da natureza da ética da prática

Relacionados