aborto
São Paulo
2013
Sumário
INTRODUCAO 3
HISTORIA DO ABORTO 4
DEFINIÇAÕ 5
ABORTO ENTRE OS ADOLESCENTES 5
TIPOS DE ABORTO 6
ASPECTOS PENAIS 7
CONSEQUENCIAS DO ABORTO
ACERCA DA POLÊMICA SOBRE O TEMA
SOLUÇOES
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Este trabalho de Direito Penal abordará a temática do Aborto na Adolescência passando por toda sua história até chegarmos ao seu contexto atual no Brasil.
Analisaremos suas características, definições, tipos e consequências físicas, psicológicas e sociais, bem como toda a legislação brasileira que regulamenta a pratica supra citada.
E por fim, apresentaremos soluções que se aplicadas de forma correta, poderão evitar ou amenizar os números alarmantes que são documentados hoje em dia.
A HISTORIA DO ABORTO
Para entendermos o aborto de forma completa, devemos voltar no tempo e analisar a situações enfrentadas pelas mulheres que as levavam a não desejar ou a não poderem levar uma gestação até o fim.
Já em 2700 a.C. eram documentadas praticas abortivas, envolvendo métodos químicos ou físicos. Como exemplo podemos citar o caso do imperador chinês Shen Nung que em texto medico receita um abortífero oral contendo mercúrio.
Porém, como esses métodos arcaicos eram nocivos as mães, era também comum a pratica do infanticídio, que é a morte da criança após o nascimento.
Por volta do século XVI, agora no Japão, os portugueses ficaram impressionados com a facilidade frequência com que as japonesas matavam seus filhos recém nascidos. Não limitando-se a isso elas também praticavam métodos abortivos como pancadas no abdômen e cavalgadas durante