PLANO DE CONTAS DETALHADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PLANO DE CONTAS PARA UMA EMPRESA DO RAMO DO COMÉRCIO
Eduardo Dall Acqua
Julio Cézar Moretto
Talles Heisler
Tiago Marcolin
PLANO DE CONTAS PARA UMA EMPRESA DO RAMO DO COMÉRCIO
Trabalho sobre plano de contas, apresentado na disciplina de Contabilidade Geral II, como exigência para a obtenção da segunda nota do semestre.
Professor: Paulo Walmor Hoppe
Lajeado, junho de 2013
1. INTRODUÇão
Este trabalho irá nos mostrar um Plano de Contas, criado a partir do Elenco de Contas, definindo cada conta, mostrando sua função, funcionamento e a natureza do seu saldo. Traz também conceitos sobre os tipos de contas e a definição de elenco e plano de contas.
2. conceitos
CONTA – Conta é o nome técnico que identifica um componente patrimonial (bens, direitos ou obrigações) ou componente de resultado (receitas ou despesas). Todos os acontecimentos de uma entidade como compras, vendas, pagamentos e recebimentos podem ser registrados contabilmente nas suas respectivas contas, que são agrupadas de acordo com a sua natureza credora ou devedora. Em outras palavras, a conta é o meio de registro que suporta os lançamentos contábeis das transações efetuadas pela empresa.
CONTAS PATRIMINIAIS - Representam os bens, Direitos e Obrigações.
CONTAS DE RESULTADO - Representam as variações patrimoniais (contas de receitas e despesas).
ELENCO DE CONTAS - Consiste em uma relação de contas que serão utilizadas para o registro dos fatos administrativos decorrentes da gestão do patrimônio da Empresa. É composto pelo nome das contas e seus códigos. As contas do Ativo, que representam os bens e direitos da organização são dispostas em ordem decrescente de liquidez, enquanto que as contas do Passivo, que representam as obrigações da empresa são dispostas em ordem decrescente de exigibilidade.
PLANO DE CONTAS – É um conjunto