Aborto
A expressão “aborto” se cacacteriza pela morte odo embrião ou feto, que pode ser espontânea ou provocada.Anomalias cromossômicas, infecções,choques mecânicos,fatores emocionais, intoxicação quimica ou acidental. Ocorre aproximadamente em 25 % das gravidezes,é caracterizado pelo término da gestação de moenos de 20 semanas, sendo o sagramento vaginal um forte indicio de sua ocorrência.
Aborto Inevitável
O processo pode ser confundido com a mestruação, diferenciando –se pelo maior volume de sangue e pelo embrião, a hemorragia e rutilante,as dores são médias e retimadas,o ùtero apresnta volume proporcional a idade gestacional,exceto se a morte do ovo é antiga, as membranas ficam herniadas no orifício externo uterino que ficam entreaberto podendo indentificar o material ovular. O exame clínico evidenciando colo dilatado e diagnóstico de abortamento inevitável. A ultra sonografia faz o diagnóstico diferencial entre eles. Quando a gestação tem menos de 12 semanas , está indicada a aspiração anual ultra uterina (AMIU), quando serviço de saíde não dispões deste procedimento pde realizar a curetagem uterina, sendo indispensavél determinar a o tipo sanguineo da mulher, se for RH Negativo e não houve ainda sensibilização faz se obrigatória a administração da imunoglobina anti D.
Em gestação acima de 12 semanas com concepto na cavidade uterina, recomenda se a infusão de ocitocina para promover sua expulsão ou a colocação de misoprostrol no fundo de saco vaginal, a pós a expulsção deve –se realizar a curetagem.
O aborto Inevitável é dividido em três tipos : o incompleto que é quando ocorre depois da saída d coágulos e saída restante do conteúdo e do aborto preso que é quando o ovo morre,mas não e expelido.
Aborto Retido
Ocorre quando o concepto ou produto concebido morre e fica retido dentro do útero, há amolecimento (maceração),porém sem cólicas e hemorrragia. No abortamento retido não ocorre ameaça