Aborto
Temas
O que é Aborto?
A Legislação
Tipos de Abortos
Causas do Aborto
Consequências de um Aborto
O que acontece?
O que é Aborto?
O aborto é a interrupção da gravidez voluntária ou não. Pela morte de um feto, embrião ou ate mesno de um bebê no final da gravidez.
A Legislação
O aborto é proibido no Brasil, apenas com exceções quando há “risco de vida da mãe causado pela gravidez”, quando essa é “resultante de um estupro” e se o “feto não tiver cérebro”. Nesses três casos, permite-se à mulher optar por fazer ou não o aborto. Quando essa decide abortar, deve realizar o procedimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde.
A constituição brasileira protege a vida humana sem distinções. Ela considera que a vida se inicia na fecundação do espermatozoide no óvulo, passando, a partir desse momento, a garantir ao embrião todos os direitos civis. Um dos argumentos pró-escolha para criticar a constituição é de que a vida do indivíduo não começa na fecundação, e de que esse apenas deveria ter direito civis, depois da formação do ser humano propriamente dito. Os pró-vida, porém, concordam com a constituição e dizem que depois do óvulo ter sido fecundado, o indivíduo passa a existir e que ele tem os mesmos direitos de uma pessoa já nascida.
Tipos de Abortos
Aborto Espontâneo: Aborto Iminente e Aborto Inevitável
Aborto Provocado
Aborto Espontâneo
Ocorre quando uma gravidez que parecia estar a desenvolver-se normalmente termina de maneira involuntária, ou seja, o feto ou bebê não está em condições de sobreviver.
Aborto Iminente
É quando a mulher tem um leve sangramento, seguido de dores nas costas, e algumas cólicas menstruais.
Aborto Inevitável
É quando há a dilatação do útero da para expulsão do feto, embrião ou bebê. Seguido de fortes dores e perda se sangue.
Aborto Provocado
O aborto provocado é todo aquele que tem como causador uma pessoa externa, que pode ser um profissional ou um “leigo” que utiliza