Aborto nativivo e natimorto
Faculdade de Ciências da Saúde – BACHAREL EM ENFERMAGEM
Aborto
Nativivo e Natimorto
Karina Ingraça de Jesus
RA: 0280019 Trabalho desenvolvido durante o Curso de graduação de enfermagem 8ºsem Prof.ª Juliane Binotto
LEME
2010
ABORTO
Definições
A palavra aborto tem sua origem etimológica no latim abortus, derivado de aboriri ("perecer"), composto de ab ("distanciamento", "a partir de") e oriri ("nascer"). Os seguintes termos são usados para definir os diversos tipos de aborto a partir da óptica médica:
Aborto espontâneo: Aborto devido a uma ocorrência acidental ou natural. A maioria dos abortamentos espontâneos são causados por uma incorreta replicação dos cromossomos e por fatores ambientais. Também por ser denominado aborto involuntário ou casual.
Aborto induzido: Aborto causado por uma ação humana deliberada. Também é denominado aborto voluntário ou procurado, ou ainda, interrupção voluntária da gravidez. O aborto induzido possui as seguintes subcategorias: Aborto terapêutico: Aborto provocado para salvar a vida da gestante. Para preservar a saúde fisica ou mental da mulher, ou para reduzir seletivamente o número de fetos para diminuir a possibilidade de riscos associados a gravidezes múltiplas. Aborto eletivo: Aborto provocado por qualquer outra motivação.
QUANTO AO TEMPO DE DURAÇÃO DA GESTAÇÃO
Aborto subclínico: abortamento que acontece antes de quatro semanas de gestação.
Aborto precoce: entre quatro e doze semanas.
Aborto tardio: após doze semanas.
ESTATÍSTICAS DE ABORTO NO MUNDO
Número de abortos por ano: entre 46 a 55 milhões
Numero de abortos por dia: aproximadamente 126.000
Onde ocorrem: 78% de todos os abortos são realizados em países em desenvolvimento e os restantes 22% em países desenvolvidos.
LEGALIDADE DOS ABORTOS