Teratogênese
A teratogênese pode ser definida como o processo pelo qual um fator ambiental interfere no desenvolvimento normal de um embrião ou feto. Tal fator é chamado de um teratógeno.
Estes termos são derivados do grego teratos, que significa monstro. Infelismente, ainda é um conceito popular errado entre o povo em geral que muitas crianças anormais têm um aspecto monstruoso. Nada pode estar mais longe da verdade. Também é um conceito popular errado que um agente só é um teratógeno se resultar em um distúrbio da morfogênese. Este é possivelmente um resultado, mas existem muitos outros, incluindo a perda precoce da gestação, retardo do crescimento intra-uterino , e prejuízo intelectual a longo prazo.
Princípios básicos da teratogênese
Vários fatores podem influenciar o efeito teratogênico potancial de um agente tal como uma droga ou infecção intra- uterina.
Tempo de exposição
O período mais sensível para a organogênese é entre a 4ª e a 8ª semanas após a concepção, embora a exposição até 12 semanas ou mais possa afetar o desenvolvimento do sistema nervoso central,olhos,dentes,e genitália externa. A exposição dentro de 2 semanas após a concepção resulta ou na morte do embrião e aborto precoce ou na sobrevida de um embrião normal devido à natureza totipotente das células nests estágio.
O conceito de um período crítico para a teratogenicidade foi destacado pela experiência com a droga talidomida. Este poderoso sedativo foi prescrito para um grande número de mulheres na Europa até que em 1961 foi identificada uma associação a anomalias dos membros. Nessa época,mais de 10.000 crianças já haviam sido afetadas.
O período crítico de exposição era entre 25 e 40 dias após a concepção. Não sabemos o mecanismo exato pelo qual a talidomida exerce um efeito teratogênico. As explicações possíveis incluem neurotoxidez resultante da perda de inervação segmentar,ou um efeito destruvivo na formação de vazos sanguíneos. Embora a anomalia mais comumente associada