Abordagens
Abordagem Tradicional 4
Abordagem Comportamental 5
Abordagem Humanista 6
Conclusão 7
Bibliografia 8
Abordagem Tradicional
Não é fundamentada em teorias empiricamente validadas, é fundamentada em uma prática educativa e na sua transmissão de informações no decorrer dos anos. Caracteriza-se pela sua rigidez e é centrada no professor e o aluno por sua vez escuta as ordens que lhe são dadas por seus superiores. O papel do professor é transmitir os conteúdos predefinidos, já o aluno é um receptor passivo das informações e não tem o direito de se expressar. É considerado uma tabula rasa, na qual são expressas aos poucos, imagens e informações fornecidas pelo ambiente. Esta abordagem caracteriza-se pela concepção de educação como um produto uma vez que os modelos são pré-estabelecidos.
Destaca-se um trecho do livro Pinóquio às avessas onde Felipe é uma criança curiosa que deseja saber por que as coisas são da forma que são. Então pergunta ao seu pai suas dúvidas, porém ele não tem a resposta para as perguntas de Felipe e comenta que na escola ele irá aprender muitas coisas. Então o menino passa a acreditar que ele terá as respostas para as suas perguntas, mas não é o que acontece.
Quando ele vai perguntar para a professora sobre um pássaro azul, a professora responde que ele deveria fazer as lições que lhe foram passadas e não responde a sua pergunta.
Podemos observar nesse trecho do livro a abordagem do ensino Tradicional onde o professor transmite o que sabe ao aluno seguindo um roteiro com a finalidade de passar o conhecimento ao aluno independentemente do interesse e vontade dele.
Abordagem Comportamental
A abordagem comportamentalista, definida como a ciência do comportamento, entende que o desenvolvimento das habilidades são determinados por suas relações com o meio em que se encontram. O conhecimento é proveniente de experiências e o conhecimento se dá quando conseguimos