Abordagens
Tradicional
Ab. Comportamentalista
Ab.
Humanista
Ab.
Cognitivista
Ab.
Sócio-Cultural
Homem
É um receptor passivo e que armazena informação.
É tratado como um ser dependente de seu meio, através do qual se determina certas condições que ele está instigado a seguir.
É considerado uma pessoa situada no mundo, é único e goza de liberdade plena,é projeto permanente e inacabado.
É ativo, interacionista, é considerado como um sistema aberto, em reestruturações q seguem, buscando estágio final nunca alcançado por completo.
É o sujeito de sua própria educação, toda ação educativa deverá promover o próprio indivíduo com consciência crítica, libertando-se.
Mundo
O mundo é externo ao indivíduo. A realidade é algo que será transmitido.
O mundo já é construído e o homem é produto do meio. O meio pode ser manipulado.
O mundo é algo produzido pelo homem diante de si mesmo. Tem a tarefa vital do pleno desenvolvimento de seu potencial inerente.
Homem e mundo serão analisados conjuntamente, já que o conhecimento é o produto da interação entre eles, entre sujeito e objeto. A interação homem-mundo é imprescindível para que o ser humano se desenvolva e se torne sujeito de sua práxis.
Sociedade-Cultura
O objetivo educacional relaciona com os valores apregoados pela sociedade. Existe muita reprovação e o diploma instrumento hierarquização.
Visa à modificação social, a qual só será eficiente quando uma infra-estrutura sócio-cultural, coerente com os significados.
Organicismo.
Preocupa-se com o indivíduo que assumem a responsabilidade de decisões,dá ênfase no processo e de uma sociedade aberta.
Os fatos sociológicos, tais como regras, valores de acordo com posicionamento, variam de grupos, de acordo como o nível mental médio das pessoas que constituem o grupo.
Inicia-se a cultura na medida que o homem, integrando-se nas condições de seu contexto de vida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.
Conhecimento
Função de