Abordagens
Behaviorismo é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. Assim estuda: interações entre indivíduo e ambiente e as ações → o indivíduo (resposta) e o ambiente (estímulo).
Através de Watson e o estudo do comportamento a psicologia ganha respaldo objetivo – objeto observável e experimentos passíveis de serem repetidos em diferentes contextos. Watson viu que observando o sujeito no seu ambiente, poderia compreender melhor as ações.
Segundo Burrhus Frederic Skinner, sucessor de Watson, a análise do comportamento é regida por princípios da ciência.
Os comportamentos são determinados por contingências filogenéticas, ontogenéticas e culturais.
Filogenética → contingência de sobrevivência responsável pela seleção natural das espécies.
Ontogenética → contingência de reforçamento responsável pelos repertórios adquiridos pelos membros dessa espécie.
Cultural → contingência mantida por um ambiente social evoluído. Para o analista do comportamento que pretenda produzir ou modificar comportamentos só resta à análise e manipulação das duas últimas contingências
Aspectos fundamentais para o estudo do comportamento:
Comportamento → relação entre as atividades do organismo e eventos ambientais podem ser manifestas, observadas, independente do observador e de respostas encobertas.
Ambiente → situação nas quais o responderem ocorre, assim como as situações que passam a existir após o responder.
Estímulos → físicos: apresentam propriedades e dimensões fundamentais descritos pelas ciências naturais; sociais: propriedades e dimensões básicas derivadas do fato de serem produzidas por outro organismo.
Comportamento Respondente (Reflexo) Incondicionado → São aqueles filogeneticamente orientados, denominado reflexos incondicionados. O ambiente dá um estimulo e o indivíduo dá uma resposta.
Estímulo Incondicionado → refere-se a uma resposta em todos os membros de uma mesma