Abordagens Clássicas da Psicologia
CLÁSSICAS DA
PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA GERAL
ASSOCIACIONISMO
Objeto de estudo: Consciência
Método: Introspectivo, ou de percepção (relatos objetivos)
Precursor: Edward Lee Thorndike
Foi resultante de um processo de associação de ideias, das mais simples às mais complexas, resultando assim nas diversas ações humanas.
Nesta teoria da aprendizagem, surgiu a lei de causa-efeito.
Nas suas experiências, ele observou que se desse alguma recompensa aos animais conseguiria que eles fizessem o que ele queria, e na sua opinião, o comportamento humano, nesta vertente, assemelhava-se ao comportamento animal.
Para ele, as ideias associam-se principalmente quando existe entre elas uma proximidade espacial e quando são semelhantes e ainda sempre que se possa estabelecer uma relação de causa-efeito entre os acontecimentos que elas representam.
As impressões seriam os dados primitivos recebidos através dos sentidos, enquanto as ideias seriam as cópias que a mente recolhe dessas mesmas impressões. O conhecimento tem origem nas sensações e nenhuma ideia poderia conter informação que não houvesse sido recolhida previamente pelos sentidos.
ESTRUTURALISMO
Objeto de estudo: Consciência
Método: Introspectivo (através de relatos subjetivos)
Precursor: Edward Titchener
Segundo Titchener, a Psicologia deveria procurar descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, para determinar a sua estrutura, através da análise das partes que a formam, sendo essas experiências dependentes do indivíduo que a vivencia.
a Psicologia, deve ter como objeto de estudo a experiência consciente do indivíduo, diante das diversas situações às quais é exposto.
FUNCIONALISMO
Objeto de estudo: Consciência
Método: Eclético (introspectivo, experimental e comparativo)
Precursor: Willian James
Willian enfatiza os atos ou processos
mentais