abordagem a relacoes humanas
A Teoria das Relações Humanas em as suas origens nos seguintes fatos:
A necessidade de se humanizar e democratizar a administração.
O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente, a psicologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações a organização industrial.
As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da teoria clássica da Administração.
A Western Electric Company em Hawthorne, Illinois, fabrica equipamentos e componentes telefônicos. Na época, desenvolvia uma política de pessoal que valorizava o bem estar dos operários, mantendo salários satisfatórios e boas condições de trabalho. Na fábrica de Hawthorne havia um departamento de montagem de relés de telefone, constituído de montadoras (sexo feminino) que executavam tarefas bem simples e repetitivas que dependiam de sua rapidez. A empresa não estava interessada em aumentar a produção, mas em conhecer melhor seus empregados.
Então, sob a coordenação de Elton Mayo, elaboraram um programa de pesquisa para estudar os efeitos do ambiente na produtividade do grupo.
Primeira fase da experiência de Hawthorne: Foram escolhidos dois grupos de operários que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas: um grupo de observação trabalhava sob intensidade de luz variável, enquanto que o grupo de controle tinha intensidade constante. Os observadores não encontraram correlação direta entre ambas as variáveis, mais verificaram despontados, a existência de uma variável difícil de ser isolada, denominada de fator psicológico. Comprovou-se a preponderância do fator psicológico sobre o fator fisiológico.
Segunda fase da experiência de Hawthorne: Foi criado um grupo de observação ou grupo experimental. Cinco moças montavam relés, enquanto uma sexta operária fornecia as peças para abastecer o trabalho. A sala de provas era separada do departamento