Abordagem Estruturalista Da Administra O
O termo ESTRUTURALISMO foi utilizado por Ferdinand de Saussure, em 1916, ao estudar a língua como um sistema. Posteriormente, outros estudiosos aplicaram a noção de estrutura (conjunto de relações) para analisar a cultura, a Filosofia, a Matemática e a sociedade.
Durante o período de 1940 a 1950, o estruturalismo ganhou impulso com os trabalhos de LÉVI-STRAUSS. Nos anos 1960, surgem novos adeptos do estruturalismo: Roland Barthes e Jacques Derrida (estruturalismo aplicado à Literatura), Jacques Lacan e Jean Piaget (estruturalismo aplicado à Psicologia), Louis Althusser (estruturalismo combinado com o marxismo).
A partir dos anos 1960 até 1980 desenvolveram-se o pós-estruturalismo e o desconstrutivismo.
AS ORIGENS DA TEORIA ESTRUTURALISTAA teoria estruturalista aplicada à Administração surgiu a partir da necessidade de análise dos novos tipos de organização (sindicatos, escolas, hospitais, empresas) que surgiam à época. Muitas dessas organizações (ou sistemas, neste contexto) apresentavam modelos próprios de estrutura e funcionamento que demandavam novas formas de análise.
Tais sistemas organizacionais sofreram um aumento considerável de porte, tamanho e escopo de atuação. Portanto, era necessário conhecer e avaliar seus estágios de evolução.
Eles passaram a ser vistos como unidades/sistemas sociais complexos que se baseavam nas relações entre diversos elementos: pessoas, grupo, tecnologia, equipamentos, normas e procedimentos, instalações etc.
A oposição surgida entre a teoria tradicional e ateoria das relações humanas que tornou necessaria uma posição maisampla e compreesiva que abrangisse outros aspectos que eram considerados por ambas as partes .
A necessidade de visualizar a organisação como um sistema social.Como a a viabilidade economica da organisação.
A influencia do estruturalismo nas ciencias economicas e a sua repercussão no estudo das organizações.
Era evidente o aumento da complexidade das organizações e do meio