Abordagem do livro o monge e o executivo
A liderança é utilizada na empresa como uma ferramenta estratégica, sendo indispensável, se possuir um grande líder para gerenciar bem as tarefas organizacionais, e poder tomar várias decisões importantes do processo gerencial da empresa. “O monge e o executivo” é um livro de estratégias de liderança, podendo essas estratégias serem aplicadas tanto no mundo dos negócios quanto na vida cotidiana de cada um. O livro fala sobre a importância de se ser um bom líder e de como ele deve estar preparado para qualquer tipo de situação que venha a acontecer em uma organização.
O autor descreve que o líder deve conhecer seus comandados e estar atento a personalidade de cada um.
Outro fator importante é o relacionamento entre o líder e seus colaboradores, é necessário que haja um entrosamento para facilitar na resolução de problemas e também para que se tenha um bom relacionamento onde ambas as partes fiquem satisfeitas. Os ensinamentos contidos neste livro se aplicam para varias situações do cotidiano organizacional, que podem ser vivenciadas entre colegas de trabalho e chefias dentro da organização.
Aplicar estes princípios no mundo corporativo é de fundamental importância para que se obtenha sucesso, pois no decorrer dos sete capítulos são citados vários fatores que podem ser utilizados no processo liderança e também varias maneiras de planejar uma boa estratégia empresarial para se obter sucesso no mercado e na vida.
Fatores sobre a liderança retiradas do livro
*Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver.
*A liderança pode se definida como uma habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum e que liderança é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas.
*Desafio do líder é escolher os traços de