Promoção de hábitos saudáveis : fracionamento e qualidade das refeições
Objetivo: Debater a importância de uma alimentação equilibrada, destacando os grupos alimentares e fracionamento das refeições.
Justificativa: A educação nutricional deve ser um dos componentes da atenção à saúde da pessoa idosa, uma vez que a alimentação saudável contribui para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças. Os idosos apresentam peculiaridades em relação à fisiologia digestiva, como, por exemplo, lentificação da digestão, sendo importante estabelecer horários regulares para as refeições, evitando que se coma fora de hora, facilitando o funcionamento intestinal, garantindo o fornecimento de nutrientes e energia, maior conforto e apetite para a pessoa idosa. Desta forma as atividades de educação nutricional podem contribuir para que as refeições se tornem mais prazerosas para o dia-a-dia da pessoa idosa, favorecendo a autonomia, o entrosamento social, a segurança alimentar e nutricional e o envelhecer de forma mais saudável.
Descrição das atividades: Os materiais utilizados serão alimentos de plástico fornecidos pela Fiocruz. Todos serão expostos de forma aleatória. Serão convidados 2 ou 3 idosos/refeição ( desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia) para demonstrar do que é composta. Sendo assim enfatizaremos de forma dinâmica a importância da realização das seis refeições do dia e a qualidade dos alimentos que compõem as mesmas, sempre comparando com o que eles montaram.
Referência Bibliográfica: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. 36 p. – (Série A. Normas e Manuais