Biocombustivel
Situação-problema: Para uma redução na dependência do petróleo, as novas tecnologias das indústrias dos biocombustíveis, utilizando energias limpas renováveis, sendo menos poluentes, tem um resultado positivo?
Hipótese: O uso dos resíduos da produção de cana de açúcar, gás natural, amido de milho tem um resultado satisfatório para substituir o petróleo diminuindo os impactos ambientais.
Objetivo geral: Avaliar se a redução na dependência do petróleo, utilizando energia limpa renovável como os biocombustíveis, diminuirá o impacto ambiental, sendo menos poluente, tendo um resultado positivo.
Objetivo especifica: Analisar se o uso do biocombustível proporcionará melhorias para o meio ambiente, reduzindo os impactos e proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Justificativa: Atualmente um dos maiores contribuintes para o problema ambiental é o petróleo tendo origens fosseis, sendo o mais utilizado, são finitos e a cada dia diminuem tendendo a acabar e com isso o preço aumentar. No Brasil o biocombustível mais utilizado é o álcool proveniente da cana de açúcar, mas não o melhor, pois em alguns lugares a plantação da cana não seria tão satisfatória em relação ao clima. O biodiesel não é poluente, possui elevada capacidade de lubrificar as máquinas ou motores reduzindo possíveis danos, é seguro para armazenar e transportar porque é biodegradável, não tóxico e não explosivo nem inflamável à temperatura ambiente, permite dispensar investimentos em grandes usinas, para atendimento local de energia em regiões com pequena demanda. É necessário procurar outros combustíveis sem ser o petróleo, pois ele tende a diminuir, o preço aumentar e é muito poluente para o meio