abordagem desenvolvimentista
A abordagem desenvolvimentista foi inicialmente dirigida para crianças de 4 a 14 anos, e busca nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento fundamentos para a educação física escolar.
É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, fisiológico, motor, cognitivo e afetivo social (Tani et al., 1998, apud Darido e Rangel 2008).
Autores dessa abordagem defendem a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, sendo assim durante as aulas deve privilegiar a aprendizagem do movimento.
Na aprendizagem motora o objetivo sugerido é facilitar o ensino para que haja uma interação entre os alunos e com isso promover com êxito a estruturação das aulas. De acordo com o desenvolvimento da criança sugerimos uma atividade para se trabalhar durante a aula: a corrida 50 metros com saco, que trabalha coordenação motora, agilidade, força muscular, estimulo sensório motor. Os autores dessa abordagem defendem a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da educação fisica, garantindo a especificidade do seu objeto. Sua função não é desenvolver capacidades que auxiliam a alfabetização e o pensamento lógico- matemático, embora isso possa ocorrer como um subproduto da prática motorora. (DARIDO.RANGEL, 2008, p. 9)
Foi proposto um estabelecimento de uma classificação primaria dos movimentos dos seres humanos durante seu ciclo de vida, desde a fase dos movimentos fetais.
Os conteúdos devem ser desenvolvidos segundo uma ordem de habilidades básicas e especificas.
Básicas: são classificadas como locomotor exemplo: andar, correr, e saltar;
Manipulativas: Arremessar, chutar, e rebater;
Estabilização: Girar, rolar, e realizar posições invertidas. E as especificas são relacionadas a pratica do esporte do jogo da dança e das atividades industriais.
Sugere-se aos professores que prestem atenção no comportamento de seus alunos para a verificação de seus progressos.
Segundo