Abordagem Crítico Superadora na Ed. Física
-Abordagem Pedagógicas que norteiam a Educação Física.
-Características Preditivas
-Utiliza o discurso da Justiça Social, como ponto de apoio baseada no marxismo e neomarxismo.
-Referencial histórico: teoria do materialismo histórico dialético.
Dentre as abordagem pedagógicas que norteiam a Educação Física iremos abordar a critico superadora que se tornou uma das principais tendencias, com representantes nas principais universidades do país e que apresenta um grande número de publicações na área. Ela se opõe ao modelo tradicional/mecanicista. E são classificadas como Preditivas pois concebem uma nova concepção da educação física definem princípios norteadores de uma nova proposta.
A Pedagogia Crítico-superadora defende uma perspectiva dialética, ou seja, uma visão de transformação qualitativa, de mudanças, aquela que considera o constante movimento que presenciamos na realidade, uma visão de totalidade para a construção do conhecimento, auxiliando assim na formação de um indivíduo inserido na sociedade.
AUTORES
Coletivo de Autores
Metodologia do Ensino da Educação Física,1992 critica ao modelo tecnicista e aptidão física
(Valter Bracht, Lino Castellani, Michele Ortega Escobar, Carmem Lúcia Soares, Celli Taffarel e Elizabeth Varjal)
Influências: Saviane e Libâneo (autores de base)
O trabalho mais importante dessa abordagem é retratado no livro intitulado “Metodologia do Ensino de Educação Física”, publicada em 1992, por um coletivo de autores.
Coletivo de autores é a denominação dada aos seis autores do livro . Esse livro tem se tornado uma referencia importante no campo da produção do conhecimento em Educação Física, configurando-se como leitura imprescindível aos que atuam na Educação Física Escolar. Ela faz uma critica ao modelo de Educação Física pautada na aptidão física e no tecnicismo com uma postura de forte critica social.
OBJETIVO
- Desenvolver a apreensão por parte do aluno da sua