Abordagem comportamental
A ciência comportamental é uma extensão da teoria das relações humanas, seu objetivo é estudar os fenômenos sociais através dos comportamentos dos indivíduos e influenciar seus pensamentos, ou seja, entender, controlar o comportamento humana dentro de uma organização.
Existem dos objetivos da ciência comportamental são dois: Fundamental e aplicada. O seu objetivo fundamental como ciência desinteressada do conjunto de fatores básicos do comportamento humano e o desenvolvimento de testes das teorias do comportamento. Para uma visão mais aplicada a ciência comportamental esta mais preocupada com a aplicação dos fatos, as teorias testadas e solução de problemas na área da saúde mental do individuo e do grupo, relacionamento empregado-empregador, treinamento e utilização do pessoal.
Os estudos comportamentais poder ser classificados em três níveis de analise.
-Comportamento do individuo na organização concentrado-se na personalidade, motivação, atitudes e liderança.
- Comportamento grupal que tem trabalhado os seguintes tópicos: como normas, padrões de interação, liderança emergente e solução de problemas.
- Nível de complexo organizacional como um todo
McGregor escreveu “O lado humano das organizações” em 1960 e definiu as Teorias X e Y que segundo ele norteavam as relações entre as empresas e seus trabalhadores.
Para ele na Teoria X:
a) O ser humano ordinário, sente repugnância interior ao trabalho e o evitará sempre que puder.
b) Devido a esta tendência ao se abstrair do trabalho à maioria das pessoas tem que ser obrigadas a trabalhar a força. Devem ser controladas, dirigidas e ameaçadas com castigos. Isso para desenvolverem o esforço necessário para realização dos objetivos da instituição a que pertencem.
c) As pessoas comuns preferem que os dirijam, querem se subtrair de suas responsabilidades. As Pessoas não têm ambição, e não desejam mais nada que sua segurança.
Já na Teoria Y:
a)