abordagem comportamental
A contabilidade é um campo de estudos que depende da compreensão dos aspectos comportamentais envolvidas em seu processo. Neste sentido, a comunidade de pesquisadores tem buscado estudar a relação entre contabilidade e comportamento humano (behavioral accounting) através das abordagens de teorias da psicologia.
-A teoria comportamental representa um desdobramento da teoria das relações humanas, rejeitando concepções ingênuas e românticas da teoria das relações humanas. -A teoria comportamental critica a teoria clássica, havendo autores que vêem no behaviorismo uma verdadeira antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais da administração, ao conceito de autoridade formal e à posição rígida e macanística dos autores clássicos.
-A teoria comportamental surge no final da década de 1940 com uma redefinição total dos conceitos administrativos: ao criticar as teorias anteriores, o behaviorismo na Administração não somente reescalona as abordagens, mas amplia o seu conteúdo e diversifica a sua natureza.
Proposições Sobre a Motivação Humana Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para explicar como as pessoas se comportam, estuda-se a motivação humana. Os autores behavioristas verificaram que o tomador de decisão precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.
Áreas de atuação.
Como envolve a tomada de decisões a contabilidade comportamental está muito ligada à:
Controladoria
Contabilidade Gerencial
A Abordagem Comportamental é baseada nas informações contábeis feitas "sob medida", ou seja, os usuários tomariam decisões baseadas nestas informações específicas. A Abordagem é mais utilizada para o Ramo da Sociologia, Psicologia e Economia. Além disso, é baseada em situações