A crescente presença das mulheres no mercado de trabalho
SITUAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL NA PRIMEIRA DÉCADA DOS ANOS 2000
Resenha Critico Informativa, apresentada a disciplina de Economia, 2ª fase no Curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.
Professor: José Álvaro de Lima Cardoso.
BRUSQUE
2012
DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Situação do trabalho no Brasil na primeira década dos anos 2000. São Paulo: DIEESE, 2012.
CAPÍTIULO 01
ENVELHECIMENTO POPULACIONAL , CRESCIMENTO ECONÔMICO E MERCADO DE TRABALHO: OPORTUNIDADES,DESAFIOS E AVANÇOS RECENTES Este capítulo traz um como foco na sua abordagem o envelhecimento populacional e suas consequências. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, a população brasileira cresceu pouco em relação as últimas décadas. As maiores concentrações de crescimento ainda estão nas regiões Sudeste e Nordeste, com um pequeno aumento de peso relativo nas regiões Norte e Centro-Oeste. Em termos de sexo os dados indicam que, exceto na região Norte, em todas as demais havia uma ligeira predominância de mulheres. Quanto a natureza do domicílio, a população é na maioria urbana. O peso relativo da população rural era mais significativo no Nordeste e Norte.
Além de crescer menos, a população brasileira continuou envelhecendo nos últimos 10 anos.e entende-se envelhecimento populacional como o aumento da proporção de pessoas mais velhas e a diminuição do peso das crianças e dos jovens na estrutura etária da população do país. Esse conceito é diferente quando falamos de aumento de longevidade. Todas as faixas etárias tiveram um declínio, mas o que se destaca é a do grupo até 24 anos, totalizando taxa de 7,6 %.
A expectativa de vida dos mais velhos vem aumentando nos últimos anos, e com destaque, as mulheres estão com um ganho de sobrevivência em relação à aposentadoria. Isso se deve às boas condições econômicas, sociais e de saúde da população. O principal fator determinante para explicar o