Antibioticos
No tratamento de infecção já instalada, como Abscesso endodôntico, Abscesso periodontal, Periodontite, infecção pós-cirurgica.
2) Qual a finalidade do uso de antimicrobianos profiláticos na prática clínica?
Profilática: pacientes que não apresentam sinais ou sintomas de infecções, mas que são submetidos a procedimentos que favorecem o surgimento de infecções.
3) Qual a diferença entre antibióticos bactericida e bacteriostático? bactericida: destrói a integridade celular de bactérias em reprodução bacteriostático: impede a reprodução
4) O que acontece quando a pessoa não faz o tratamento com o antibiótico até o fim e não completa as doses definidas pelo médico?
Nesse caso, as bactérias do paciente podem vir a desenvolver resistência ao antibiótico, o que é um problema de saúde pública, pois o uso indiscriminado e incorreto de antibióticos vem crescendo a cada dia.
5) Como os antibióticos agem sobre os micro-organismos?
Os antibióticos interferem com os micro-organismos, matando-os ou inibindo seu metabolismo e/ou sua reprodução, permitindo ao sistema imunológico combatê-los com maior eficácia.
6) Um dos grupos de antibióticos mais usados na prática odontológica é o de penicilinas. Cite dois riscos associados ao uso dessa droga.
Alergia, resistência aos antibióticos
7) Como surge a resistência antibiótica?
O uso inadequado de antibióticos conduz ao aparecimento de resistências, tornando os agentes antimicrobianos menos eficazes. A resistência pode ser adquirida via: transformação, conjugação, transdução e mutação.
8) Qual o mecanismo de ação dos seguintes antimicrobianos: penicilinas, cefalosporinas, bacitracina, vancomicina?
Inibição da síntese, ou, danos na parede celular
9) Não é recomendado o uso de tetraciclinas e penicilinas simultâneamente. Por quê?
Pois são antagônicas. Um inibe o efeito do outro.
10) Cite um substituto da penicilina em pacientes alérgicos.