Abnt
Técnico em Automação Industrial
Vinicius Souza Comandine
Capacitor
São Paulo
05/04/13
SUMÁRIO
1- Introdução
Os capacitores são componentes geralmente empregados nos circuitos eletrônicos.
Eles podem cumprir funções tais como o armazenamento de cargas elétricas ou a seleção de frequências em filtros para caixas acústicas.
Vai estar citado neste trabalho sua constituição, tipos e algumas características. Falará também sobre capacitância, que é a característica mais importante deste componente.
2- Desenvolvimento
Capacitor
O capacitor é um componente capaz de armazenar cargas elétricas. Ele se compõe basicamente de duas placas de material condutor, denominadas de armaduras. Essas placas são isoladas eletricamente entre si por um material isolante chamado dielétrico.
O material condutor que compõe as armaduras de um capacitor é eletricamente neutro em seu estado natural e em cada uma das armaduras o número total de prótons e elétrons é igual, portanto as placas não tem potencial elétrico, ou seja, não possui tensão elétrica.
Armazenamento de carga
Conectando-se os terminais do capacitor a uma fonte de CC, ele fica sujeito à diferença de potencial dos polos da fonte.
O potencial da bateria aplicado a cada uma das armaduras faz surgir entre elas uma força chamada campo elétrico, que nada mais é do que a força de atração ou repulsão entre cargas elétricas.
O polo positivo da fonte absorve elétrons da armadura à qual está conectado enquanto o polo negativo fornece elétrons a outra armadura.
A armadura fornece elétrons à fonte fica com íons positivos adquirindo um potencial positivo. A armadura que recebe elétrons da fonte fica com íons negativos adquirindo potencial negativo.
Isso significa que ao conectar um capacitor a uma fonte CC surge umas DDP entre as armaduras. A tensão presente nas armaduras do capacitor terá um valor tão próximo ao da tensão da fonte. Que podem ser considerados iguais.
Quando