Aumento de market share
Afirmar que este Projeto é um grande desafio não pode ser considerado exagero.
Em um mercado tão competitivo como o Automobilístico, objetivar o aumento na vendas de um modelo que tem preço acima das possibilidades da maior parte dos brasileiros requer criatividade, conhecimento dos conceitos de Marketing, análise minuciosa do ramo de automóveis e da realidade do mercado em geral.
Inspirados neste desafio mostramos no Projeto á seguir, todas as etapas necessárias para reposionar o produto, mudar sua imagem em relação aos consumidores, identificando o público alvo, para assim, levar o CROSSFOX á liderança de vendas no segmento “off road”.
1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
1.1 DADOS E HISTÓRIA DA EMPRESA
Empresa
Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.
Setor de Atividade: Automobilístico
A Volkswagen está presente no Brasil há 56 anos com mais de 17 milhões de veículos montados, 24.135 mil empregados nas suas cinco fábricas em todo o país e com investimento de R$ 123 milhões para a ampliação da fábrica de motores em São Carlos. Ela chegou ao país, mais precisamente em 1953, com apenas um pequeno armazém localizado no bairro do Ipiranga em São Paulo. Em 1956 a empresa construiu a primeira fábrica em São Bernardo do Campo e até o final de 1961 o índice de nacionalização tanto do fusca quanto da Kombi já atingia 95%. Já em 1964, com aquisição da Volkswagen pela Audi, foram abertas as portas para criação de uma nova geração de veículos como Polo, Golf, e Passat. Em meados dos anos 70, a Volkswagen lançou o Passat e em 1976 inaugurou a unidade de Taubaté, responsável pelo fornecimento de peças estampadas, injetadas e de tapeçaria. Nos anos 80, a Volkswagen iniciou a produção da família BX composta pelos modelos: Gol, Voyage, Parati, Picape e Saveiro. Em 1987 foi criada a Autolatina Brasil, que trouxe ao mercado carros híbridos como Apolo, Quantum e