Abertura de empresa
Passivo e sua Mensuração
1. Qual a diferença entre uma exigibilidade normal e uma exigibilidade contingente? Exemplifique.
Exigibilidade normal: aquelas derivantes de obrigações a serem pagas em data determinada e para uma pessoa especificamente identificada e com valor estabelecido.
Exigibilidade Contingente: as que dependem da ocorrência de fatos futuros, no que se refere ao desembolso de recursos.
Exemplo: na questão de um processo judicial trabalhista: o fato gerador já ocorreu e, em consequência a ele, existir uma grande possibilidade de ganho para a empresa, este, deve ser considerado como uma obrigação contingencial; caso exista a quase certeza de perda para a empresa, este fato, estão, deve ser considerado uma exigibilidade normal, passiva de constituir uma provisão.
2. Defina as principais características de um passivo.
- Uma Obrigação presente
Conter uma obrigação ou responsabilidade de presente com uma ou mais entidades prevendo liquidação pela transferência futura provável ou pelo uso de ativos numa data específica ou determinável na ocorrência de um evento predeterminado ou assim que seja solicitada; - Obrigações Legais, justas ou construtivas
A obrigação ou responsabilidade compromete dada entidade, permitindo-lhe pouca ou nenhuma liberdade para evitar o sacrifício futuro; - Transações e outros eventos
A transação ou outro evento que obriga a entidade, já ocorreu.
3. Certa empresa assinou um contrato de fornecimento a longo prazo, pelo qual se compromete a entregar, a partir do próximos mês, após a data de assinatura do contrato, mercadorias durante seis meses, no valor de venda de R$ 500.000,00 mensais. De modo geral, como trataria contabilmente o assunto? Por quê?
O contrato de entrega de mercadorias por seis meses gera uma obrigação para empresa e, portanto, deve ser registrado como um passivo. Em contrapartida, é gerada receita de vendas, crédito em estoque e débito em CMV.
4. A empresa Alfa tem