Abelhas do Sertão.
¹ Resumo expandido sobre a abelha (Frieseomelitta doederleini)
² Graduando em Engenharia Agronômica, (IF-SERTÃO/ Zona Rural)
RESUMO O estudo foi realizado no município de Petrolina (09º 23’ 55’’S; 40° 30’ 03’’W; Altitude: 376 m.) localizado na região Nordeste do Brasil. Foi observado desta maneira a biodiversidade do campus, sendo analisada a espécie de abelha no período de 15 de novembro à 03 de dezembro de 2013. Essa pesquisa de campo teve como intuito principal a observação da variabilidade de espécies que habitam no mesmo.
PALAVRA–CHAVE: Abelha (Frieseomelitta doederleini), pesquisa.
INTRODUÇÃO As abelhas pertencem á ordem Hymenoptera e encontram se classificadas na superfamilida Apoidea e sua principal fonte de alimentação e sobrevivência é o néctar, produzido pelas plantas e encontrado em diversas espécies de flores. Durante a coleta do alimento, seja o néctar, pólen, resinas ou óleos, as abelhas asseguram a reprodução de diversas espécies botânicas através do processo de polinização, fenômeno essencial para a manutenção da biodiversidade do ecossistema. O estudo realizado com a espécie (Frieseomelitta doederleini) teve como principais critérios a observação da taxonomia, morfologia, fisiologia e sua imprescindível importância nos aspectos ecológicos e econômicos.
Através desta pesquisa de campo pode-se averiguar a extrema importância que as abelhas desenvolvem na interação harmônica com o meio ambiente, fornecendo desta maneira o conhecimento sobre a determinada espécie.
METODOLOGIA O estudo foi desenvolvido na área do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF-SERTÃO) localizado no município de Petrolina no estado de Pernambuco, situado na rodovia BR 235, KM 22, Projeto Senador Nilo Coelho-N4.
O campus do Instituto localiza-se em uma área composta pelo bioma da caatinga, inserido em uma unidade