Uc's
Unidade de conservação que está situada entre os municípios de Santa Terezinha e Vitor Meireles, ambos de Santa Catarina. Conforme a Resolução n°05 do CONAMA (Conselho Regional do Meio Ambiente), do dia 17 de outubro de 1990. A história aponta que foi proposto á Presidência da República decreto de interesse ecológico na região. O decreto foi divulgado no Diário Oficial, no dia 29/05/1996.
Abrange área de 5.017ha e está inserida dentro do contexto de bioma da Mata Atlântica, que na atualidade possuem apenas dez por cento do que já na época do início da colonização europeia no Brasil. Está em plena zona de transição, entre florestas ombrófilas densas e mistas. Os objetivos traz a inclusão da manutenção de ecossistemas naturais situados na zona vegetativa, que possuem alta importância científica e traz características fitossociológicas nos traços da biodiversidade. Também regula o uso das áreas de maneira admissível e conservar para as gerações futuras.
Vale dos Dinossauros: Área de Relevante Interesse Ecológico
Esta ARIE está situada na Paraíba e possui importância em nível continental dentro do mundo dos sítios paleontológicos. O local é conhecido no mundo por registrar alta incidência de pegadas de dinossauro. Compreendida em área de 1.730km² e abrangida por trinta localidades do alto sertão paraibano. Os registros considerados mais importantes estão dentro da cidade de Sousa, na Bacia do Rio do Peixe, acesso realizado pela PB-391 – Souza Uiraúna, a 420 km de João Pessoa.
No local existem trilhas fossilizadas de quase 100 espécies em vinte níveis estratigráficos diferentes. Cabe o destaque aos pontos da Passagem das Pedras, descobertos no final do século XIX e representando de maneira oficial os primeiros indícios de dinossauros brasileiros.
Na zona protegida se encontra rastros com tamanhos entre cinco e quarenta centímetros – com pegadas resultantes de animais com quatro toneladas e três metros de