Topicos especiais em turismo
R:
Durante o período pré-agricultutal e de fixação ao solo, a escala de impactos ambientais era local, já que o máximo que era feito por essas pessoas era o desmatamento de uma área para plantio, a morte de um animal para a alimentação.
Com a revolução industrial isso passou, além de local, para uma escala regional. A revolução modificou a relação homem-natureza, o homem passou a querer se sobrepor a natureza com o uso de técnicas descobertas. A super exploração dos recursos naturais foi uma das causas desse aumento de impacto, não esquecendo a poluição do ar e das aguas.
Da secunda metade do século XX para cá isso só piorou, indo para uma escala global. A ciência e a tecnologia desenvolveram-se muito rapidamente a partir do início do século XX e a intensificação da atividade industrial tornou suas técnicas de produção cada vez mais sofisticadas e foram multiplicadas ocupando território físico e comprometendo cada vez mais o meio ambiente. Ao lado do crescimento industrial existe a pressão econômica para tirar mais lucro e desempenho. Explorando, muitas vezes, sem nenhum controle ou prevenção, as riquezas da terra por ordem de um capitalismo egocêntrico em sua forma de produzir, que já acontecia durante a revolução industrial, mas que foi intensificado. O consumismo foi outro fator que agravou isso ainda mais.
2) Apresente dois exemplos concretos de impactos ambientais e dois de catástrofes naturais.
R:
Impacto 1: Inversão térmica
Ex: São Paulo- A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais