ABC e d
O kernel tem acesso completo à memória do sistema e deve permitir que os programas do espaço do usuário tenham com segurança o acesso à memória quando o requisitam. Para permitir esta função, o primeiro passo é o endereçamento virtual, usualmente obtido através da paginação ou segmentação. Permitindo ao kernel fazer com que um dado endereço apareça como sendo outro, o endereço virtual. Isto permite ao programa acreditar que ele é o único em execução(com exceção do kernel) e assim previnindo que as aplicações tenham colisões.
Gerenciamento de memória: Comandos
Windows:
Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando MEM usado para mostrar informações sobre o uso da memória RAM.
Sintaxe
MEM
Operações
/p : Mostra o status dos programas que estão usando a memória.
/d : Mostra vários dados sobre o uso da memória pelos programas.
/c : Mostra o tamanho dos programas e os classifica de acordo com o uso da memória
A linkagem dinâmica apenas é feita quando um programa é carregado em memória
E é particularmente útil para as livrarias do sistema:
No Windows chamadas de Dinamic Link Libraries (DLL)
Tendo como vantagens:
Programas mais pequenos: as livrarias são adicionadas em run-time, permite partilhar as livrarias entre vários programas
As livrarias podem ser actualizadas sem implicações para os programas: Caso necessário o programa pode utilizar a versão mais adequada da livraria
Entrada e saída
Para realizar algum trabalho real, o SO precisa acessar os periféricos conectados ao micro, que são controlados por drivers de dispositivos disponibilizados por desenvolvedores e fabricantes destes dispositivos.
Num exemplo de mostrar uma imagem na tela, o kernel delega o trabalho ao driver de monitor, que fica responsável por mostrar os pixels da imagem.
Sistema de arquivos
Sistema de arquivo é a parte mais visível de qualquer SO.