D cada de 1940 a cria o da ABC
Para diminuir o monopólio de redes de rádio, a RCA vendeu por obrigação da FCC (Comissão Federal de Comunicações) a rede NBC Blue, mantendo a rede NBC Red, que naquela época era a maior e a líder dos EUA. Após uma disputa pela rede, a RCA vendeu a NBC Blue para Edward John Noble, proprietário da fábrica de doces Life Savers e da cadeia de drogarias Rexall. Mudou o nome da rede para "The Blue Network" e ainda criou uma empresa para administrá-la, a American Broadcasting System.
1948: Leonard Goldenson e a entrada da ABC na televisão[editar | editar código-fonte]
Com a grande expansão da cadeia de rádios, a ABC entrou para o mercado de TV. Em 19 de abril de 1948, a ABC Television Network foi ao ar pela primeira vez.
A televisão ainda não tinha se estabelecido nos EUA, por isso Noble vendeu a ABC para a United Paramount Theaters, chefiada por Leonard Goldenson, que viu na rede uma grande oportunidade de investimento.
Logo após a compra, Goldenson convenceu afiliadas das concorrentes NBC e CBS a se transformarem em suas afiliadas. Para aumentar a audiência, a ABC começou uma parceria com a Walt Disney Studios. A emissora também fez parcerias com a MGM, Warner Bros. e Twentieth Century-Fox.
1961-1965[editar | editar código-fonte]
Na busca de se posicionar melhor na audiência, a décade de 1960 foi de aquisições para a emissora.
A rede de rádios não ia muito bem de audiência. Começou então uma grande reestruturação da