Cronologia da comunicação
Por todo o século XVIII, tecelões de seda franceses criaram métodos semelhantes para guiar os seus teares. E de cartões passaram para tambores ou fitas perfuradas. Em 7 anos já havia cerca de 11.000 teares desse tipo operando na França. Jacquard quase foi morto quando levou o tear para Lyons, pois as pessoas tinham medo que o tear provocasse a perda de seus empregos..
Muito tempo depois, os cartões foram usados pelos primeiros computadores eletrônicos na década de 40 até o desenvolvimento de métodos de armazenamento mais confiáveis.
1820 - O parisiense Charles Xavier Thomas, conhecido como Thomas de Colmar, (1785-1870) projetou e construiu uma máquina comercial capaz de efetuar as 4 operações aritméticas básicas: a Arithmometer. Era portátil e fácil de usar. Efetuava multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e, com a intervenção do usuário, efetuava divisões. Foi a primeira calculadora comercializada com sucesso (1500 máquinas foram vendidas em 30 anos).
1823 - Charles Babbage (1791 - 1871) foi um matemático inglês que estudou em Cambridge, onde lecionou matemática (1828-1839). Recebeu uma bolsa do governo para projetar uma calculadora com capacidade para até a vigésima casa decimal. Babbage inventou a Máquina Diferencial, pois estava preocupado com os erros contidos nas tabelas matemáticas de sua época, construiu um modelo para calcular tabelas de funções (logaritmos, funções trigonométricas, etc.) sem a intervenção de um operador humano. Ao operador caberia somente iniciar a cadeia de operações e, a seguir, a