Abc Custeio
DAIANE SOARES PINHEIRO
ACB de Custeio - Activity Based Costing
PORTO ALEGRE
2014
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO;
2. REFERENCIAL TEÓRICO;
3. DIFERENÇA ENTRE O CUSTEIO POR ATIVIDADE E O CUSTEIO POR ABSORÇÃO;
3.1 CUSTEIO POR ABSORÇÃO;
3.2 CUSTEIO POR ATIVIDADE;
4. CONCLUSÃO;
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS;
6. REFERÊNCIAS DIGITAIS.
1. INTRODUÇÃO
O sistema de custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele, os custos tornam-se visíveis e passam a ser alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Realizou-se uma pesquisa descritiva a qual primeiramente foi desempenhada uma pesquisa bibliográfica conceituando os sistemas de custeio ABC e o Absorção. Para isso, utilizou-se livros, dissertações, teses, artigos científicos, publicações em revistas especializadas, publicações em sites e revistas eletrônicas. Em seguida é apresentada as vantagens e desvantagens da utilização de cada um dos métodos de custeio propostos na pesquisa.
3. DIFERENÇA ENTRE O CUSTEIO POR ATIVIDADE E O CUSTEIO POR ABSORÇÃO.
3.1 CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Podemos definir custeio como um método de aprimoração de custos, e absorção como identificação desses custos, logo custeio por absorção consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens produzidos.
Este sistema de custeio surgiu por volta de 1920, seguindo o mérito derivado da aplicação dos princípios contábeis geralmente aceitos. É um método de custeio que apropria os custos diretos e indiretos aos produtos, e as despesas administrativas, de vendas e financeiras, como sendo do período.
O sistema de custeio por absorção pode ser com ou sem departamentalização.
O Custeio por Absorção é muito importante