REAS DA FILOSOFIA
Epistemologia
Também chamada teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento. Relaciona-se com a metafísica, a lógica e afilosofia da ciência, pois, em uma de suas vertentes, avalia a consistência lógica de teorias e suas credenciais científicas. Este facto torna-a uma das principais áreas da filosofia (à medida que prescreveria "correções" à ciência). A sua problemática compreende a questão da possibilidade do conhecimento - nomeadamente, se é possível ao ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, dos limites do conhecimento.
Teoria do Conhecimento
Denominada também como Gnosiologia, estuda as diversas formas de conhecer e apreender a realidade; pesquisando também a origem, os fundamentos e a importância do conhecimento.
Ética
A Ética é o estudo dos valores e da avaliação moral. Lógica, epistemologia e metafísica participam direta e amplamente no ponto de vista científico, mas a ética ocupa uma posição mais sutil. Por uma questão de ética, espera-se dos cientistas uma exibição que é normalmente chamada de “comportamento profissional,” esse comportamento os ajuda a mantê-los direcionados a questões científicas e não a sentimentalismos ou controvérsias cansativas. Sendo humanos, no entanto, frequentemente nós falhamos.
Filosofia Política
Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo. Na Antiguidade grega e romana (principalmente na primeira), discutia-se os limites e as possibilidades de uma sociedade justa e ideal (Platão, com sua obra A república). Desde fins da Idade Média, a Filosofia Política e os pensadores tratam das mais variadas questões sobre a legitimação e a justificação do Estado e do governo.
Filosofia da História A filosofia da história é o campo da filosofia ou da história (dentro da 'teoria da história') que observa sobre a dimensão temporal da existência