Abastecimento de água - Dimensionamento de reservatório
Figura xx – Área de dimensionamento da rede de distribuição. O ponto A é o reservatório de montante.
Na figura acima, está a área considerada para o dimensionamento da rede de distribuição. Na imagem abaixo, com a ajuda do software Google Earth, foi obtido a rede de distribuição, assim como o comprimento de cada trecho de tubulação, a sua cota altimétrica, e as cotas altimétricas de cada reservatório dimensionado.
Figura xx – Rede de distribuição da cidade, com os nós da rede em amarelo e os troncos em vermelho.
Na imagem acima, retirada pelo software Google Earth, mostra a rede de distribuição criada para atender a cidade de Brumadinho. O reservatório principal é o ponto em amarelo com legenda Reservatório, sendo esse o reservatório de montante. Para regularizar as pressões do sistema, que estavam abaixo da pedida em norma, foram necessários a implementação de 3 reservatórios de jusante, sendo eles marcados no mapa com a legenda R1, R2 e R3. Para o cálculo de dimensionamento do reservatório de montante, foi considerado o volume total do reservatório igual a 1/3 do volume do dia de maior consumo da cidade, daqui a 20 anos, calculado anteriormente.
Vres = 1/3*Vdmc = 0,16756 m³/s.Hab X 24x60x60x1/3 = 4825,73 m³ de água.
Considerando 25% de perdas, será necessário aumentar o volume em 25%
Vres = 4825,73*1,25 = 6032,16 m³ de água.
Foi considerada uma estrutura de 20 metros para suportar o reservatório, para aumentar a pressão estática do conjunto, uma vez que há desníveis de mais de 35 metros, do reservatório até a área de estudo, de forma a haver pressões negativas, caso não seja feita algumas soluções para aumentar a pressão reinante no sistema. Dessa forma, Foi considerado um reservatório de 8 metros de raio, com 32 metros de altura. O extravassor será posicionado na cota de 31 metros a partir do fundo do reservatório, para garantir um volume máximo de 6032,16 m³ de