cancer de colo do utero
O colo é a parte inferior do útero que o conecta à vagina. O útero é um órgão fibromuscular, ímpar, oco, em forma de pêra invertida, localizado no plano sagital mediano da cavidade pélvica.Recebe as tubas uterinas na região mais abaulada e continua-se, inferiormente, com a vagina, com a qual forma usualmente um ângulo de 90 graus.
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas.
Câncer de colo de útero
Câncer de colo de útero, também conhecido por câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres acima dos 25 anos. O principal agente da enfermidade é papilomavírus humano (HPV), que pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento do câncer de pênis.
Antes de tornar-se maligno, o que leva alguns anos, o tumor passa por uma fase de pré-malignidade, denominada NIC (neoplasia intraepitelial cervical), que pode ser classificada em graus I, II, III e IV de acordo com a gravidade do caso.
Os dois tipos mais freqüentes de tumor maligno de colo de útero estão associados à infecção pelo HPV. São eles: os carcinomas epidemoides (80% dos casos) e os adenocarcinomas (20% dos casos).
Causas e fatores de risco
A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV - Papiloma Vírus Humano. Possíveis fatores de risco de câncer de colo do útero (cervical):
# Fumo
# Praticar sexo muito cedo
# Vários parceiros sexuais
# Parceiros sexuais que possuem vários parceiros sexuais ou que participam de atividades sexuais de alto risco
# Mulheres cujas mães tomaram o DES (dietilestilbestrol) durante a gravidez no início da década de 1960 para evitar um