Instalações Prediais Hidraulica
UNIVERSIDADE PAULISTA
CONDOMÍNIO RESIDENCIAL PREDIAL
RESIDENCIAL MARROCOS – CONVIVENCIA ENGENHARIA CONSTRUTORA
Guilherme A. Falconi
CAMPINAS
2014
2
INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDRÁULICAS
Nesse capitulo de IPH (Instalações prediais hidráulicas) apresentaremos o projeto de água fria que compreendera os cálculos para o dimensionamento das tubulações, normas de execução, e especificações dos materiais e equipamentos. O trabalho será dividido em duas partes: na primeira parte será apresentada a teoria e na segunda parte os cálculos referentes ao dimensionamento da parte hidráulica do edificio. 10.1 Projeto
O projeto é a definição de todo o sistema hidráulico, onde faz-se os cálculos de dimensionamento, determinações de vazões e diâmetro das tubulações e potencia das bombas.
10.2 Elementos do sistema predial de água fria
A captação de água para o sistema predial pode ser feita por meio de uma rede publica ou então a partir de fontes particulares. Se a captação de água for feita por uma rede publica, os sistemas prediais de água fria pode, ser divididos em dois sub-sistemas básico o sistema de abastecimento e o sistema de distribuição.
O abastecimento de água é feito por meio de uma ligação predial, que compreende: ramal predial propriamente dito, é o trecho compreendido entre a rede publica e o aparelho medidor (hidrômetro)
O alimentador predial ou ramal interno de alimentação: é o trecho compreendido entre o hidrômetro e a primeira derivação, ou ate a válvula de flutuador (válvula de boia) na entrada de um reservatório.
Se o sistema possuir reservatório inferior, conforme será vista na sequencia, deve ser prevista uma instalação elevatória, constituída por dois conjuntos motobombas, válvula para operação e manutenção, entre outros. A distribuição compreende os elementos que levam a água desde a instalação elevatória. Ou desde o reservatório ate os pontos de consumo.
3
10.3 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS
10.3.1