Abandono
Resposta: A primeira fase decorreu do inicio da colonização com o estabelecimento do regime das capitanias hereditárias ate o advento da mineração, já a segunda do advento da mineração á chegada da corte de D. João ao Brasil.
2. Em que consistia o aparelho estatal mínimo?
Resposta: consiste em linhas muito simples, quase reduzindo as funções tributárias, e assim permitindo e estimulando desde os primeiros dias a evasão, a fuga ao fisco, a sonegação sistemática.
3. Por que o estado colonial é considerado ausente na primeira fase colonial (fase do ouro branco) do açúcar?
Resposta: O estado colonial era considerado ausente, pois os dois poderes são transferidos e se preocupam essencialmente com a arrecadação, que reparte poderes, no fim de coutas, e que permitia a dominação. O Estado ainda está mais ausente e distante no caso das estruturas inéditas e fluidas, que se articulam frouxamente nas áreas de economia pastorei solvia (a nordestina conserva um pouco os laços, embora atenuando, do privatismo absoluto da área agrícola que rodeia).
4. No seu entender porque o estado era mais ausente e distante na região amazônica e no nordeste. É possível relacionar com os dias atuais por quê?
Resposta: Por que em relações a Assis, as regiões e os Estados já eram transferidas, e sua preocupação era com a arrecadação, e que no fim, permite a dominação que se tornará.
5. O que significa ''um estado dentro do estado no vale amazônico''?
Resposta: Significa um estado presente atuante embora débil face ao gigantismo geográfico a face de um Estado de linhas regidas das ordens missionárias edificando sobre uma população indígena.
6. Quais os dois poderes presentes no Brasil colonial explique-os?
Resposta : Os dois poderes era o do Estado e o do Senhor Feudal ,O do estado era através da atividade desenvolvida no litoral marítimo e no litoral.
O do senhor feudal representava o poder da ordem