Tecnologia memória ram e barramento.
Barramento, também conhecido como Bus, é o conjunto de sinais digitais que conduzem a informação entre o processador (CPU) e as diversas placas, memórias e periféricos, ou seja, um barramento é apenas um “caminho” através do qual dados viajam num computador. Esse caminho é usado para comunicação entre dois ou mais elementos do computador
O barramento caracteriza-se pela velocidade de transferência de dados (em MHz) e pela capacidade de transferência (em bits), que juntos irão produzir a taxa de transferência.
Desde o aparecimento do primeiro PC, em 1981, e até ao tempo presente, vários tipos de barramentos foram desenvolvidos para permitir uma melhor comunicação entre o processador e os vários periférico de Input/output (I/O).
O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo), geralmente potências de 2: 8, 16, 32, 64 bits, etc. Também pela velocidade da transmissão medida em bps (bits por segundo) por exemplo: 10 bps, 160 Kbps, 100 Mbps, 1 Gbps etc.
Existem três funções distintas nos barramentos:
Comunicação de Dados: Função de Transporte dos dados, tipo bidirecional;
Comunicação de Endereço: função de indicar endereço de memória dos dados que o processador deve retirar ou enviar, tipo unidirecional, e;
Comunicação de Dados: Função que controla as ações dos barramentos anteriores. Controla solicitações e confirmações, tipo bidirecional.
A evolução
Tínhamos o barramento ISA que foi fabricado pela IBM e operava em 8 ou 16 bits e com 8 MHz de clock. Eles eram grandes e na cor preta. Ainda é utilizado pr placas de som, pois as mesmas não precisam de um grande desempenho de barramento. Mas para placas de vídeo eram ruins.
Para melhorar o desempenho das placas de vídeo foram criadas as VLBUS – Vesa Local Bus
Através do barramento Vesa as placas podiam operar a 32 bits. Elas eram enormes e somente as placas de vídeo ocupavam todo o barramento. Caiu em desuso
Em 1992 a Intel