Como fazer um trabalho
CURSO TÉCNICO EM PROCESSAMENTO DE DADOS
MEMÓRIA RAM E ROM
Thaís Sales Ferreira
Hortolândia – S P
2009
1. INTRODUÇÃO
As memórias são as responsáveis pelo armazenamento de dados e instruções em forma de sinais digitais em computadores. Para que o processador possa executar suas tarefas, ele busca na memória todas as informações necessárias ao processamento. Existem 2 tipos de memória, ROM e RAM.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
A presente pesquisa tem por objetivo definir para o leitor memória RAM e ROM, citar os tipos destes, explicar como funciona uma memória RAM e ilustrar a evolução da memória RAM.
2.2. Objetivos Específicos
Definir Memória RAM e ROM;
Diferenciar os tipos de memória RAM e ROM;
Explicar como funciona memória RAM;
Ilustrar a evolução da memória RAM.
3. MEMÓRIA RAM E ROM
3.1 Memórias RAM e ROM;
RAM é a sigla para Random Access Memory (memória de acesso aleatório). Este tipo de memória permite tanto a leitura como a gravação e regravação de dados. No entanto, assim que elas deixam de ser alimentadas eletricamente, ou seja, quando o usuário desliga o computador, a memória RAM perde todos os seus dados.
ROM é a sigla para Read Only Memory (memória somente de leitura). Já pelo nome, é possível perceber que esse tipo de memória só permite leitura, ou seja, suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. Em outras palavras, são memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.
3.2 Tipos de memória RAM e ROM;
RAM:
SRAM: a memória RAM estática usa múltiplos transistores, em geral de 4 a 6, para cada célula de memória, mas não tem um capacitor em cada célula. Ela é usada principalmente para o cache.
DRAM: a memória RAM dinâmica tem as células de memória com um transistor e um capacitor associado, que exige um refrescamento constante.
FPM DRAM: a