Abaixamento do ponto de congelamento da agua
A água pura congela-se sob pressão normal. Se dissolvermos, por exemplo um pouco de sal comum na água, ela demorará mais para congelar (ou melhor, só ira congelar-se em temperatura mais baixa), como se o sal estivesse dificultando seu congelamento. Em outras palavras, a presença das partículas do soluto dificultam as interações entre as moléculas do solvente, fazendo com que o congelamento ocorra numa temperatura menor. Esse efeito é denominado CRIOSCOPIA.
Objetivo
O objetivo deste procedimento experimental é verificar que com a dissolução de um soluto (no caso NaCl) diminui-se o ponto de solidificação da água quando em solução
Materiais
Gelo triturado
3 tubos de ensaio ( enumerados individualmente)
Água pura (h2o)
Solução saturada ( nacl)
Termômetro
Cronômetro
Métodos
No tubo 1, colocar 3,0 ml de h2o pura.
No tubo 2, colocar 1,5 ml de h2o pura e 1,5 ml de solução saturada nacl.
No tubo 3 colocar 3,0 ml de solução saturada nacl.
Após a preparação dos tubos , iniciar com o numero 1, medindo sua temperatura ambiente, após mergulhar o tubo de ensaio com o termômetro dentro no gelo triturado, iniciando a contagem d o tempo. Observando assim seu ponto de congelamento. Repetindo essa operação para os outros 2 tubos de ensaio.
Obtemos os seguintes dados:
Tubo 1. Temperatura inicial 20°, ponto de congelamento a 0° com o tempo de 1:50 minutos.
Tubo 2. Temperatura inicial 20°, ponto de congelamento a -0.7° com o tempo de 4:30 minutos.
Tubo 3. Temperatura inicial 20°, ponto de congelamento e seu tempo indefinido pois necessitava-se de menos temperatura, e no momento estava indisponível.
Conclusão
Com este procedimento experimental podemos concluir, que à medida que se adiciona um soluto a uma solução, sua temperatura de fusão diminui. No tubo que contém solução com sal o congelamento demora mais para ocorrer e ocorre a uma temperatura mais baixa. Isso se dá devido à dissolução do soluto na água, provocando o