Propriedades coligativas
Introdução
Propriedades coligativas de soluções, são propriedades relacionadas apenas ao número de partículas dispersas numa dada solução, independentemente da natureza destas partículas. Estas propriedades são decorrentes do abaixamento do potencial químico do solvente, após a adição do soluto, desde que principalmente, o soluto não seja volátil. Sob o ponto de vista molecular, a interpretação envolvida deve-se a um efeito entrópico.
Estes fenômenos químicos são classificados em: abaixamento da pressão de vapor do solvente (tonoscopia); elevação da temperatura de ebulição do solvente (ebuliometria); abaixamento da temperatura de congela do solvente (crioscopia) e pressão osmótica (ou osmometria).
1. Pressão de vapor
Pressão de vapor de um líquido A a uma dada temperatura é a pressão do vapor de A no equilíbrio líquido (A) vapor (A), nessa temperatura.
A pressão de vapor aumenta com a temperatura.
Vaporizando um líquido no interior de uma câmara barométrica do tipo Torricelli, até ser atingido o equilíbrio líquido vapor , o abaixamento da coluna de mercúrio mede a pressão de vapor à temperatura da experiência.
Quanto maior é a pressão de vapor a uma mesma temperatura, mais volátil é o líquido.
Pressão de vapor e mudança de estado
Um líquido entra em ebulição à temperatura em que a sua pressão de vapor iguala-se à pressão exterior. Assim, a 100°C a água tem pressão de vapor igual a 1 atm. Portanto, sob 1 atm a água entra em ebulição a 100°C.
A maioria dos sólidos funde-se com expansão de volume. O gelo é uma das poucas exceções, fundindo-se com contração de volume.
O PF do gelo aumenta com a diminuição da pressão, e vice-versa. Para a maioria dos sólidos, o PF aumenta com o aumento da pressão, e vice-versa.
O PE de todas as substâncias aumenta com o aumento da pressão, e vice-versa.
As variações dos PF são insignificantes com a variação da pressão, porque no equilíbrio sólido líquido não há