abaco
Consideramos propriedade o professor que atua na Educação Infantil,com crianças de 4 a 6 anos, no processo ensinar e aprender matemática,proporcionar condições para que essas crianças compreendam a construção do número. Trabalhar com a matemática,a começar na Educação Infantil, é situar as crianças,colocá-las em uma posição ma qual passam acreditar no trabalho que estão realizando e no próprio conhecimento.Essa falta de conhecimento do professor, contribui para que a ideia de número adquirida pela criança no processo de contar,ler e escrever ocorra de modo mecânico.
Os estudos aqui apresentados caminham à luz da teoria de Piaget,em consonância com o trabalho de de experimentação em sala de aula realizado por Kamii. Tais experiências demonstram que é na relação com o outro que a organização do pensamento vai ser constituindo. As ações que permitem que isso aconteça estruturam o pensamento da criança. Dessa forma, o desenvolvimento infantil se dá a partir das relações que as crianças estabelecem entre o mundo,sendo que o perguntar, o observar,o interpretar, o interagir e o registrar os fatos que devem fazer parte das atividades nessa fase de desenvolvimento. Um dos principais objetivos,no processo da construção do número,seja estimular a criança para que tenha confiança em suas próprias estratégias,em sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas e utilizar seus conhecimentos prévios.
Nós educadores,precisamos descobrir alternativas para lidar com ssituações matemáticas de forma concreta e possibilitar à criança desenvolver autonomia para construir o conceito de número. Aprender os npumeros não é uma tarefa fácil para as crianças,pois a combinação dos mesmo é não aceitar regras e a sequência é pouco flexível. Além dessas dificuldades,o número apresenta diferentes funções,isto é, diferentes leituras podem ser feitas a partir dele, O número pode se referir à quantidade de objetos,à representação de uma medida. Pode